Calendário Online » Datas Comemorativas » Dia do Folclore

Dia do Folclore

O Dia do Folclore é uma data comemorativa brasileira celebrada em 22 de agosto.

A comemoração do Folclore Brasileiro acontece no dia 22 de agosto. A palavra folclore se originou da união de duas palavras inglesas: folk (povo) e lore (conhecimento). Quem criou essa combinação foi o britânico William John Thoms.

Dessa forma, o significado do folclore é “aquilo que o povo faz” ou “conhecimento do povo”, “a cultura de um povo”. O dia 22 de agosto foi quando William Thoms usou a palavra “Folclore” pela primeira vez, no ano de 1846. Por isso a escolha desse dia.

A cultura do povo brasileiro é proveniente da mistura de vários povos, como os indígenas, os africanos, portugueses, italianos, alemães e japoneses.

Origem do Dia do Folclore

O Decreto de Lei n° 56.474, de 17 de agosto de 1965, definiu oficialmente o Dia do Folclore Brasileiro. Desde então, ele passou a ser comemorado no país inteiro no dia 22 de agosto. 

Fazem parte do Folclore Brasileiro:

  • Lendas: Saci Pererê; Negrinho do Pastoreio; Curupira; Boitatá e Boto Cor de Rosa.
  • Festas: Boi-bumbá; Festa de Nossa Senhora de Nazaré (Belém); Procissão Marítima de São Pedro.
  • Canções: Fui no Tororó; Caranguejo não é Peixe; Cai, Cai Balão; Peixe-Vivo e o Cravo e a Rosa.
  • Danças: Tambor de Crioula, Pau de Fitas, Maracatu, Jongo e Umbigada.

Em 1922, na Semana de Arte Moderna, muitas das obras apresentadas foram inspiradas no Folclore Brasileiro. Fato que impulsionou a divulgação do Folclore no país.

A Comissão Brasileira do Folclore foi criada em 1947. Em seguida, também foram criadas as comissões estaduais. No Rio de Janeiro, em 1951, aconteceu pela primeira vez o Congresso Brasileiro de Folclore. Esse evento acontece a cada 2 anos.

As escolas festejam o Folclore todos os anos com muitas atividades típicas. Veja abaixo algumas delas:

  • Apresentações de danças temáticas
  • Apresentação de lendas folclóricas em sala
  • Apresentação sobre a história do folclore no Brasil
  • E etc.

Marcelo Leitner é aficionado por calendários desde criança, quando teve contato com um calendário de parede perpétuo. Chegou a ter uma grande coleção de calendários de bolso e de parede que, infelizmente, foi perdida. É calendarista desde 2010, desenvolvendo calendários e conteúdos relacionados (feriados, datas comemorativas, cronogramas etc) para a internet. Fundou o Calendário Online em 2011 e possui diversos minisites para auxiliar pessoas que procuram por calendários na web. Você pode encontrar o Marcelo Leitner no Linkedin.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre

Calendário Online é um site de referência que publica conteúdo sobre feriados, datas comemorativas, notícias e calendários de diversos anos.