Calendário Online » Datas Comemorativas » Dia dos Pais

Dia dos Pais

O Dia dos Pais é uma data comemorativa que acontece no segundo domingo de agosto. É um dia que os filhos demonstram amor e gratidão aos seus pais. É uma data que promove aumento de vendas no comércio. Em 2019 esta marcada para 11 de agosto.

Assim como as mães, os pais também têm um dia só para eles. Aqui no Brasil, ela tinha uma data fixa para ser comemorada, que era no dia 16 de agosto. Hoje, porém, a data é celebrada no segundo domingo de agosto. Nesse ano de 2019, será comemorado no dia 11 de agosto.

O Dia dos Pais pelo mundo

Em Portugal e na Espanha, comemora-se o Dia dos Pais no dia 19 de março. Nos Estados Unidos e inúmeras outras nações, no terceiro domingo de junho. E na Rússia, o dia é comemorado em 23 de fevereiro.

A primeira comemoração do Dia dos Pais aconteceu nos Estados Unidos, no dia 19 de junho de 1910. A escolha da data foi uma sugestão de Sonora Louis Dodd, que queria fazer uma homenagem para o seu pai, William Jackson Smart.

Ele era veterano da Guerra Civil Americana. Após perder a sua esposa, ele precisou criar Sonora e seus irmãos sozinho. A data sugerida por Sonora é o mesmo dia do aniversário de seu pai.

Muitas outras pessoas se inspiraram nesse gesto de Sonoro e passaram a homenagear os pais também. Após um tempo, a ideia se alastrou para vários estados dos Estados Unidos. 

A partir de 1966, após uma alteração na data, ela passou a ser comemorada no terceiro domingo de junho. No ano de 1972, o então presidente Richard Nixon declarou oficialmente que o Dia dos Pais seria comemorado no terceiro domingo de junho. Vários outros países ocidentais passaram a adotar a mesma data.

Introdução da data no Brasil

Aqui no Brasil, o Dia dos Pais foi comemorado pela primeira vez em 16 de agosto de 1953. Ao contrário do que aconteceu nos Estados Unidos, ela aconteceu de forma bem planejada. Quem idealizou a celebração foi Silvio Bhering, que era o diretor do jornal e da rádio O Globo na ocasião. 

Bhering queria associar a data da comemoração ao dia de São Joaquim, que era o pai de Maria, a mãe de Jesus Cristo, festejado no mesmo dia. Algum tempo depois, o Dia dos Pais passou a ser comemorado no segundo domingo de agosto e permanece assim até hoje.

É uma data muito importante para o comércio, pois muitos filhos presenteiam seus pais para demonstrar amor e gratidão.

Marcelo Leitner é aficionado por calendários desde criança, quando teve contato com um calendário de parede perpétuo. Chegou a ter uma grande coleção de calendários de bolso e de parede que, infelizmente, foi perdida. É calendarista desde 2010, desenvolvendo calendários e conteúdos relacionados (feriados, datas comemorativas, cronogramas etc) para a internet. Fundou o Calendário Online em 2011 e possui diversos minisites para auxiliar pessoas que procuram por calendários na web. Você pode encontrar o Marcelo Leitner no Linkedin.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre

Calendário Online é um site de referência que publica conteúdo sobre feriados, datas comemorativas, notícias e calendários de diversos anos.