Calendário Online » Datas Comemorativas » Feriados » Confraternização Universal

Confraternização Universal

Comemorado ao redor do mundo no primeiro dia de cada ano, o Dia da Confraternização Universal também é conhecido como Ano Novo e a passagem do ano como Réveillon ou Virada de Ano. No Brasil, é regularmente decretado como feriado nacional.

O dia 1º de janeiro foi instituído no Brasil em 1935, por meio de uma lei, durante o governo de Getúlio Vargas e é regularmente decretado como feriado nacional.

A ideia é brindar, ao mesmo tempo, o recomeço e o desejo de fraternidade e de paz ao mundo inteiro. Nesse dia, comemora-se a chegada do ano novo, em vários países ao redor do mundo.

Origem do dia de Confraternização Universal

Quem propôs essa data foi o Papa Paulo VI, no dia 08 de dezembro de 1967. Ele tinha a intenção de promover os votos de felicidade para todas as nações.

A ONU (Organização das Nações Unidas), reconheceu o dia 1º de janeiro como o Dia da Confraternização Universal, ou seja, o dia da paz e da união entre todos os povos. A ideia do Papa Pulo VI era que a proposta do dia 1º de janeiro fosse além da igreja católica, pois a celebração de paz, segundo ele, ficaria completa apenas se todos os homens se envolvessem.

O que o Papa e a ONU queriam era eliminar as guerras e violência no mundo. Coincidência ou não, um ano após o papa propor a data para comemorar a Confraternização Universal, aconteceram muitas situações que marcaram época, como o assassinato de Martin Luther King e de Robert Kennedy, a Guerra do Vietnã, AI-5, dentre outros.

Por causa desses acontecimentos, o Papa ficou incumbido de escolher um tema anual para ser discutido a partir do primeiro dia do ano. Atualmente, é o Papa Francisco quem escolhe esse tema.

Costumes no dia de Ano Novo

A comemoração do ano novo tem início na noite do dia 31 de dezembro. As famílias costumam se reunir para aguardarem juntos a virada de ano. À meia noite, todos se cumprimentam e fazem os seus pedidos para o novo ano que se inicia.

É muito comum as pessoas usarem roupas brancas na festa da virada do ano, pois é a cor que simboliza a paz. Algumas famílias preparam uma linda ceia e abrem champanhe para brindarem.

Curiosidades

A virada de um ano para o outro é muito conhecida como Réveillon (termo em francês derivado da palavra Réveiller, que, em tradução livre, significa “Despertar”), uma palavra utilizada para se referir às celebrações de viradas de noite em datas comemorativas, como no Natal e no Ano Novo.

1 thought on “Confraternização Universal”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre

Calendário Online é um site de referência que publica conteúdo sobre feriados, datas comemorativas, notícias e calendários de diversos anos.