Calendário Online » Datas Comemorativas » Dia Internacional da Mulher

Dia Internacional da Mulher

O Dia Internacional da Mulher é uma data comemorativa oficializada pela ONU e celebrada no dia 08 de março em praticamente todos os países.

Em maio de 1908 foi celebrado o primeiro Dia Nacional da Mulher, nos Estados Unidos. Na ocasião, 1500 mulheres fizeram uma manifestação reivindicando a igualdade econômica e política.

A data foi oficializada no ano seguinte pelo Partido Socialista dos Estados Unidos. Isso aconteceu devido a um protesto, em que se reuniram mais de três mil pessoas no centro de Nova Iorque.

Quase 500 fábricas fecharam no país, por causa de uma extensa greve têxtil que aconteceu devido ao protesto.

Escolha do dia 08 de março

Todos os anos, comemoramos o Dia Internacional da Mulher em 8 de março. A data não é um feriado nacional. Nesse dia, comemora-se todas as conquistas políticas, sociais e econômicas que as mulheres alcançaram no decorrer dos anos.

O Dia da Mulher só foi oficializado em 1975, quando a ONU (Organização das Nações Unidas) resolveu reconhecer formalmente a data. A partir de então, vários países também adotaram esse dia como sendo especial e destinado às conquistas femininas.

Muito mais que presentes

Nesse dia, é comum as mulheres ganharem flores, poemas e presentes. Mas a verdade é que o Dia Internacional da Mulher é uma data que marca muita luta da classe.

No dia 8 de março, em vários países, são realizadas conferências e debates para discutir qual o papel da mulher na sociedade. O objetivo é acabar com a desvalorização e discriminação das mulheres.

Hoje em dia, mesmo diante de tantos avanços, de tantos direitos conquistados, a gente ainda percebe que a mulher, em vários locais, ainda é desvalorizada. Ainda falta mudar muita coisa, como a desigualdade salarial, desvantagem na profissão e a violência, por exemplo.  

Incêndio em fábrica de tecidos

Em 25 de março de 1911, 145 pessoas, mulheres em sua maioria, morreram queimadas em uma fábrica de tecidos de Nova Iorque, devido às péssimas condições de segurança do local.

Por isso, foram feitas várias mudanças nas leis trabalhistas e na segurança do trabalho, proporcionando melhores condições de trabalho para os norte-americanos.

Você já dever ter recebido alguma mensagem relacionando o Dia Internacional da Mulher a este incêndio, porém, trata-se de um boato pois a data já havia sido sugerida em um evento realizado antes deste incidente histórico.

Marcelo Leitner é aficionado por calendários desde criança, quando teve contato com um calendário de parede perpétuo. Chegou a ter uma grande coleção de calendários de bolso e de parede que, infelizmente, foi perdida. É calendarista desde 2010, desenvolvendo calendários e conteúdos relacionados (feriados, datas comemorativas, cronogramas etc) para a internet. Fundou o Calendário Online em 2011 e possui diversos minisites para auxiliar pessoas que procuram por calendários na web. Você pode encontrar o Marcelo Leitner no Linkedin.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre

Calendário Online é um site de referência que publica conteúdo sobre feriados, datas comemorativas, notícias e calendários de diversos anos.