Calendário Online » Datas Comemorativas » Feriados » Dia de Tiradentes

Dia de Tiradentes

O Dia de Tiradentes, oficialmente nomeado como Patrono da Nação Brasileira, é uma data comemorativa brasileira celebrada no dia 21 de abril. Tornou-se um feriado nacional regular devido ao seu significado histórico para o Brasil.

Tiradentes, apelido de Joaquim José da Silva Xavier, foi um dos líderes da Inconfidência Mineira. Ele nasceu no dia 12 de novembro de 1746, na Capitania de Minas Gerais, na época do Brasil Colonial.

Qual era a profissão de Tiradentes?

Várias foram as suas profissões. Dentre elas, estava a de dentista amador. Foi daí que surgiu o o apelido de “Tiradentes”. Ele também trabalhou como tropeiro, mascate e minerador.

Porém, ele passou a ter estabilidade quando passou a trabalhar como alferes da cavalaria de Dragões Reais de Minas, que era a força militar que atuava na Capitania de Minas Gerais, e subordinada à Coroa Portuguesa. O seu posto era uma patente abaixo do tenente.

Os ideais de Tiradentes

Tiradentes não era um homem intelectual. Porém, tinha muito interesse por assuntos políticos, como era o caso das leis constitucionais dos EUA, pois o país havia conquistado sua independência no ano de 1776.

Com o passar do tempo, Tiradentes começou a discordar dos interesses políticos de outras pessoas da Vila Rica, que era, na ocasião, o centro da atividade mineradora do país.

Joaquim José da Silva Xavier se juntou com algumas pessoas importantes da época, como Tomás Antônio Gonzaga e Cláudio Manuel da Costa, que eram poetas e conheciam as ideias filosóficas do Iluminismo Francês.

A intenção era retirar o Visconde de Barbacena do poder. Ele era o Governador da Capitania de Minas Gerais, e havia sido nomeado pela Coroa Portuguesa.

Eles se revoltaram contra o governo e contra o Império Português devido à retirada da riqueza presente na região através de impostos abusivos. A Coroa Portuguesa cobrava cerca de 20% do total de ouro extraído na Capitania de Minas Gerais.

Essa parcela era chamada de quinto. Mesmo quando a extração do ouro diminui, a partir da década de 1760, o Governador continuou cobrando o quinto, impondo, até mesmo, agressões físicas.

Tiradentes era o mais radical dentre os inconfidentes. Ele chegou a planejar a morte do Visconde de Barbacena. Porém, um dos inconfidentes, José Silvério dos Reis, confessou o plano.

E foi aí que todos os envolvidos foram presos. Tiradentes foi condenado à forca no dia 21 de abril de 1792, pois ele foi o único que confessou todos os seus crimes.

Tiradentes ficou conhecido como herói da nação. A sua cabeça ficou exposta em uma estaca no centro de Vila Rica, e os outros membros foram espalhados pela estrada que ia para o Rio de Janeiro.

Dia de Tiradentes

O decreto 22.647 de 17 de abril de 1933 restabeleceu o feriado nacional de 21 de abril que fora anteriormente revogado.

Naquela época já era considerado um dos feriados brasileiros de maior expressão histórica, por representar o mártir Joaquim José da Silva Xavier.

Por conta disto, em 9 de dezembro de 1965, a Lei 4.897 declarou Joaquim José da Silva Xavier como Patrono da Nação Brasileira, oficializando a data que hoje é popularmente conhecida como Dia de Tiradentes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre

Calendário Online é um site de referência que publica conteúdo sobre feriados, datas comemorativas, notícias e calendários de diversos anos.