Calendário Online » Datas Comemorativas » Carnaval

Carnaval

Festa mais popular do Brasil, o Carnaval é um ponto facultativo que a maioria das pessoas aproveita para viajar e descansar. Mas também há milhares de foliões que aproveitam o Carnaval para se divertir muito.

O carnaval é a festa mais popular no Brasil e já faz parte da cultura do país. Carnaval é uma palavra originada do latim carnis levale. Significa “retirar a carne”. A terça-feira de Carnaval 2020 será no dia 25 de fevereiro.

Origem da Festa

A origem do carnaval ainda é desconhecida. Para alguns, essa festa teria surgido por volta de 520 a.C. Para outros, no entanto, ela teria surgido em Roma antiga, numa festa ancestral para exaltar Saturno.

São três dias consecutivos de festa. O carnaval acontece antes da Quaresma, que representa os quarenta dias em que Jesus permaneceu no deserto sendo tentado pelo demônio.

A Quaresma começa na quarta-feira de cinzas. Nesse dia, os católicos não comem carne e fazem jejum.

Normalmente, o carnaval acontece no mês de fevereiro ou de março. A data é variável, e está ligada à data da páscoa. A festa envolve desfiles de escolas, festas de rua, etc.

O carnaval chegou aqui no Brasil por meio de festas que aconteciam na Europa, no século XVII.

Somente no fim do século XX é que o carnaval se consolidou com o formato que conhecemos hoje, e como uma ótima oportunidade para atrair turistas e movimentar o comércio das cidades brasileiras através de shows, desfiles e eventos em geral.

Carnaval pelo Brasil

Hoje em dia, algumas cidades brasileiras são destaques quando o assunto é carnaval. As principais manifestações da festa são os desfiles carnavalescos e os bailes de máscaras.

O desfile mais famoso é o que na Marquês de Sapucaí, no Rio de Janeiro, onde acontecem os desfiles das escolas de samba.

Muitas pessoas não gostam de carnaval, e aproveitam o feriado para descansar longe das festas e comemorações. Outras, porém, aguardam ansiosas pelo dia, para desfilar, assistir aos desfiles, e festejar a data.

Os carnavais mais famosos do Brasil são o do Rio de Janeiro, Salvador e Recife, que reúnem milhares de pessoas todos os anos.

Carnaval é Feriado?

Legalmente o Carnaval não é um feriado, pois todo ano o Governo Brasileiro publica um decreto que norteia a população quanto aos feriados e pontos facultativos ao decorrer do ano e, regularmente, o Carnaval é listado como um dia de ponto facultativo, assim como a Quarta-Feira de Cinzas.

Porém, devido às festividades do Carnaval e a tradição já estabelecida, é muito raro uma empresa não dispensar seus funcionários na terça-feira de Carnaval.

A maioria dos órgãos públicos paralisam o atendimento na segunda-feira de Carnaval e só normalizam o atendimento na Quarta-Feira de Cinzas, após as 14h. O atendimento bancário também tem comportamento semelhante, porém, não é uma regra.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre

Calendário Online é um site de referência que publica conteúdo sobre feriados, datas comemorativas, notícias e calendários de diversos anos.