Calendário Online » Datas Comemorativas » Dia da Mentira

Dia da Mentira

O Dia da Mentira é comemorado no dia 1º de Abril. Neste dia é normal cairmos em brincadeiras, links de notícias falsas ou pegadinhas de amigos, pois essa é a essência do 1º de Abril: enganar os amigos.

No dia 1º de abril é comemorado o Dia da Mentira. Nesse dia, as pessoas costumam contar mentiras leves e fazer brincadeiras saudáveis para enganar seus amigos mais próximos como uma forma de se divertirem.

Para os ingleses, o Dia da Mentira é chamado de April Fool’s Day, e quer dizer “Dia dos Bobos de Abril”, em tradução livre.

Origem do Dia da Mentira

Existem várias explicações para relacionar o Dia da Mentira como dia 1º de abril. Em uma dessas explicações, a brincadeira teria sido originada na França. Acredita-se que, em meados do século VXI, eles comemoravam o Ano Novo em 25 de março. Com duração de uma semana, e as festas terminavam somente no dia 1º de abril.

Em 1562, o Papa Gregório 13 instituiu o chamado calendário gregoriano para todos os cristãos. De acordo com esse calendário, o Ano Novo passaria a ser comemorado no dia 1º de janeiro.

O Rei Carlos IX, em 1564, decidiu adotar o calendário gregoriano oficialmente, e passou a comemoração do Ano Novo para o dia 1º de janeiro também. No entanto, vários franceses não gostaram da alteração e persistiram na data antiga.

Dessa forma, alguns começaram a fazer chacota com as aqueles que resistiram à mudança, e que continuavam considerando a data antiga do Ano Novo. Eles eram considerados como bobos, pois estavam seguindo uma data que todos já sabiam que era falsa.

Dia da Mentira no Brasil

Aqui no Brasil, o Dia da Mentira teve início em Minas Gerais, por meio de um periódico de nome “A Mentira”. Ele tratava de assuntos sensacionalistas do início do século XIX.

Conta-se que teria sido lançado nesse periódico, no dia 1º de abril, uma matéria que noticiava a morte do Imperador Dom Pedro II. Alguns dias depois do anúncio, o jornal se viu obrigado a desmentir a notícia, pois muitas pessoas acreditaram de fato no que eles disseram.

Costumes

Hoje em dia, as pessoas fazem brincadeiras, pregam peças e contam leves mentirinhas para enganar os outros. Esse dia é comemorado tanto por crianças quanto por adultos.

Marcelo Leitner é aficionado por calendários desde criança, quando teve contato com um calendário de parede perpétuo. Chegou a ter uma grande coleção de calendários de bolso e de parede que, infelizmente, foi perdida. É calendarista desde 2010, desenvolvendo calendários e conteúdos relacionados (feriados, datas comemorativas, cronogramas etc) para a internet. Fundou o Calendário Online em 2011 e possui diversos minisites para auxiliar pessoas que procuram por calendários na web. Você pode encontrar o Marcelo Leitner no Linkedin.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre

Calendário Online é um site de referência que publica conteúdo sobre feriados, datas comemorativas, notícias e calendários de diversos anos.