Calendário Online » Datas Comemorativas » Páscoa

Páscoa

A Páscoa é muito mais que coelhinhos e ovos de chocolate, pois nesse dia relembra-se a ressurreição de Jesus Cristo. É celebrada dois dias após a Sexta-Feira Santa e em 2019 acontecerá no dia 21 de abril.

A Páscoa é uma data muito importante para os cristãos. Apesar de hoje em dia muita gente pensar que a data é apenas comercial para vender ovos de chocolate e coelhos de pelúcia, a Páscoa ainda é muito celebrada por muitas pessoas que sabem o verdadeiro significado da data: a ressurreição de Cristo.

O que é comemorado (celebrado) na Páscoa?

Na Páscoa, os católicos celebram a ressurreição de Jesus Cristo, que ocorreu três dias depois dEle ter sido traído e crucificado. A sua morte causou uma enorme transformação no mundo e em todas as gerações.

Cristo venceu a morte! Por isso, a Páscoa é um dia de muita alegria, festividade e reflexão e que deveria ser ensinado assim para as crianças. Hoje em dia, a maioria delas está crescendo imaginando que a data serve somente para ganhar chocolate.

Origem dos ovos de Páscoa

Uma curiosidade acerca da Páscoa é que os símbolos desse dia são ovos e coelhos. Mas, o que tem a ver se coelhos não botam ovos? Essa é uma dúvida muito comum tanto entre as crianças, quanto entre os adultos também.

Os ovos fazem parte de uma antiga tradição, que teve início antes de Cristo. Na Europa, era comum as pessoas trocarem ovos decorados, todo dia 21 de março, como uma maneira de festejar o término do inverno e o começo da primavera.

E a troca de ovos que, na época, eram de galinha, passou a acontecer na Semana Santa, quando as celebrações da Páscoa Cristã começaram.

Dessa forma, para os cristãos, o ovo passou a representar a ressurreição de Jesus Cristo.

Somente a partir do século XIX, na França, é que a teve início a tradição dos ovos de chocolate.

O Coelhinho da Páscoa

Já a tradição do coelhinho da Páscoa começou na Alemanha, no século VXI, e chegou à América trazida pelos alemães, no século XIX.

O coelho passou a fazer parte da Páscoa por sua rapidez na reprodução, representando a fertilidade e a vida nova.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre

Calendário Online é um site de referência que publica conteúdo sobre feriados, datas comemorativas, notícias e calendários de diversos anos.