Calendário Online » Datas Comemorativas » Feriados » Sexta-Feira Santa

Sexta-Feira Santa

A Sexta-Feira Santa ou da Paixão ou, ainda, Paixão de Cristo é uma data móvel celebrada pelos cristãos. É regularmente decretado feriado nacional e em 2019 ocorrerá no dia 19 de abril, dois dias antes da Páscoa.

A Sexta-feira Santa, Sexta-feira da Paixão ou Dia da Paixão de Cristo é um dos feriados religiosos. É o dia em celebramos a Paixão e morte de Jesus. Sexta-feira que precede a Páscoa, que é a celebração da ressurreição de Cristo.

Origem da Sexta-Feira da Paixão

Jesus chegou em Jerusalém montado em um burro, símbolo da sua humildade. E o povo o recebeu como um rei.

Por esse motivo, os governantes da época ficaram com receio de que Jesus atrapalhasse os seus interesses políticos, pois ele estava sendo idolatrado pelo povo.

Foi então que eles manipularam a vontade da população, prenderam Jesus na Quinta-feira Santa e o condenaram à morte.

Ele foi humilhado e condenado a carregar uma cruz nos ombros, e uma coroa de espinhos na cabeça.

Os guardas o pregaram na cruz, onde Jesus ainda ficou agonizando por cerca de seis horas, até entregar a sua alma à Deus, dar o último suspiro e morrer. Ressuscitando três dias depois.

Quando é a Sexta-Feira Santa

A data é celebrada todos os anos. No entanto, ela não tem um dia fixo para acontecer. É uma data móvel.

Após se definir a data da Sexta-feira Santa, é que as demais datas móveis são definidas também, como o dia da Páscoa, o carnaval e a Quarta-feira de Cinzas. Em 2019, a celebração da Paixão de Cristo será no dia 19 de abril.

A Sexta-feira da Paixão é um dia da Semana Santa, que inicia no Domingo de Ramos (dia em que Jesus entrou em Jerusalém), terminando no próximo domingo, dia da Páscoa.

Costumes e tradições na Paixão de Cristo

Para os católicos, a Sexta-feira da Paixão é um dia de jejum, penitência e orações. Nesse dia também, os cristãos se privam de alguns prazeres do mundo.

A única carne que os católicos comem na ocasião é o peixe. Tudo isso como uma maneira de purificar a alma.

Os fiéis fazem encenações da Paixão de Cristo por todo o país.

Você sabia?

A Sexta-feira Santa regularmente faz parte do calendário de feriados do país, pois o Brasil é um país de maioria católica, uma das religiões que tradicionalmente celebram esta data.

Marcelo Leitner é aficionado por calendários desde criança, quando teve contato com um calendário de parede perpétuo. Chegou a ter uma grande coleção de calendários de bolso e de parede que, infelizmente, foi perdida. É calendarista desde 2010, desenvolvendo calendários e conteúdos relacionados (feriados, datas comemorativas, cronogramas etc) para a internet. Fundou o Calendário Online em 2011 e possui diversos minisites para auxiliar pessoas que procuram por calendários na web. Você pode encontrar o Marcelo Leitner no Linkedin.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre

Calendário Online é um site de referência que publica conteúdo sobre feriados, datas comemorativas, notícias e calendários de diversos anos.