Calendário Online » Datas Comemorativas » Dia da Escola de Samba

Dia da Escola de Samba

O Dia da Escola de Samba é uma data comemorativa celebrada em 11 de abril.

Dia 11 de abril é comemorado, todos os anos, o Dia da Escola de Samba. Essa data tem como objetivo homenagear as inúmeras escolas de samba existentes no país, e que alegram o carnaval de milhares de foliões a cada ano.

O carnaval já faz parte da cultura brasileira. E as escolas de samba trazem toda a alegria, dança e muita música para animar os desfiles.

Origem do Dia da Escola de Samba

O Dia da Escola de Samba surgiu para homenagear a fundação do bloco de carnaval chamado “Ouro sobre Azul”, pelo sambista brasileiro Paulo Benjamin de Oliveira, mais conhecido como Paulo da Portela.

Um tempo depois, esse bloco passou a se chamar “Conjunto Carnavalesco Oswaldo Cruz”, depois “Quem nos Faz é o Capricho”, em seguida “Vai Como Pode” e, por fim, em 1935, recebeu o nome de “Grêmio Recreativo Escola de Samba Portela.

Todos os anos, as principais escolas de samba do país participam dos desfiles que acontecem em São Paulo e no Rio de Janeiro, principalmente. Esses dois desfiles são os mais populares do Brasil. E contam com a presença não só de brasileiros, quanto de pessoas de outros países também.

As primeiras escolas de samba surgiram dentre as décadas de 20 e 30. A sua formação foi baseada nos Ranchos Carnavalescos. Elas tomaram suas próprias identidades rapidamente. Essas primeiras escolas eram consideradas rígidas.

Mas, como toda tendência, elas começaram a se modernizar com o passar do tempo e passaram a dar oportunidade para outras pessoas como crianças e jovens também.

Os trabalhos das escolas de samba acontecem o ano todo para que, em apenas uma apresentação, elas sejam julgadas durante o carnaval. São muitas as pessoas envolvidas em uma desfile da escola de samba. Dentre as quais estão os passistas, mestre-sala, sambista, porta-bandeira, o integrantes da bateria e da orquestra, além de alas e destaques.

Marcelo Leitner é aficionado por calendários desde criança, quando teve contato com um calendário de parede perpétuo. Chegou a ter uma grande coleção de calendários de bolso e de parede que, infelizmente, foi perdida. É calendarista desde 2010, desenvolvendo calendários e conteúdos relacionados (feriados, datas comemorativas, cronogramas etc) para a internet. Fundou o Calendário Online em 2011 e possui diversos minisites para auxiliar pessoas que procuram por calendários na web. Você pode encontrar o Marcelo Leitner no Linkedin.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre

Calendário Online é um site de referência que publica conteúdo sobre feriados, datas comemorativas, notícias e calendários de diversos anos.