Calendário Online » Datas Comemorativas » Feriados » Dia da Independência do Brasil

Dia da Independência do Brasil

O Dia da Independência do Brasil, também conhecido como 7 de Setembro (por acontecer nessa data), é um feriado nacional oficial. Nesse dia é tradição a realização de desfiles e outros atos cívicos para comemorar esta data de grande importância histórica para o Brasil.

O Dia da Independência do Brasil é um feriado nacional comemorado no dia 7 de setembro. É um dia muito importante para a história do Brasil e por isso esse dia é repleto de atos cívicos, tais como desfiles, apresentações e demonstrações públicas de patriotismo.

Origem do 7 de setembro

Tudo começou quando as tropas napoleônicas começaram a invadir a Europa. Na ocasião, a Família Real Portuguesa resolveu se mudar para o Brasil, julgando ser mais seguro. Em 1808, a Corte Real desembarcava no país.

Em pouco tempo, os portos brasileiros já estavam sendo abertos para as demais nações do mundo, o que fez com que surgisse o desejo de tornar o país independente. Porém, haviam vários problemas que impediam que isso acontecesse, muitas discordâncias entre brasileiros e portugueses.

Nim fim do mês de agosto de 1822, D. Pedro, príncipe regente, havia ido para São Paulo com a intenção de amenizar uma rebelião que acontecia contra José Bonifácio. Foi então que decidiu acabar com a união política que o Brasil tinha com Portugal. Ainda que o seu próprio pai, o rei D. João VI, estivesse pedindo a sua volta imediatamente para Portugal.

Às margens do rio Ipiranga onde, atualmente, é a cidade de São Paulo, D. Pedro ordenou aos seus soldados que retirassem e jogassem fora os símbolos portugueses de seus uniformes. Logo em seguida, ele gritou “independência ou morte”. A partir de então, o Brasil deixou de ser colônia de Portugal.

Depois de decretada a independência, o Brasil permaneceu como uma monarquia, onde o poder é exercido somente por um rei ou um imperador.

Os Estados Unidos foram a primeira nação a reconhecer a independência do Brasil. Já Portugal só reconheceu a independência após o pagamento de uma indenização de cerca de 2 milhões de libras, em 1825.

Desfiles e apresentações

Hoje em dia, o 7 de Setembro é marcado por desfiles e apresentações. As escolas, tradicionalmente, realizam desfiles nas ruas das cidades.

Em Brasília, um desfile solene acontece com a presença do presidente da República e demais convidados.

Já as tropas militares, realizam apresentações especiais no dia 7 de setembro, para celebrar o Dia da Independência do Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre

Calendário Online é um site de referência que publica conteúdo sobre feriados, datas comemorativas, notícias e calendários de diversos anos.