Calendário Online » Datas Comemorativas » Dia das Crianças

Dia das Crianças

O Dia das Crianças é uma data comemorativa celebrada em 12 de outubro. Nessa data também é celebrado o Dia da Padroeira do Brasil, um feriado nacional.

Em 12 de outubro é comemorado o Dia das Crianças. É uma data comemorativa que acontece no mesmo dia do feriado de Nossa Senhora Aparecida.

Origem da Data

A proposta para a criação dessa data foi apresentada pelo deputado Galdino do Valle Filho. Depois que a proposta foi aceita, o Decreto de Lei nº 4.867, de 5 de novembro de 1924, oficializou o dia 12 de outubro como sendo o Dia das Crianças.

Porém, somente após 1960 é que a data se tornou mais popular, após a Estrela, fábrica de brinquedos, começar uma campanha nacional, e criar a “Semana do Bebê Robusto”, com a intenção de alavancar as vendas usando o Dia das Crianças.

A partir de então, a data se popularizou como o dia de presentear as crianças, principalmente com brinquedos.

Cerca de 10 anos depois que a Estrela fez a sua campanha, a Johnson & Johnson também criou a sua, com a frase “Bebê Johnson 65”.

Dia Universal é 20/11

Segundo a ONU (Organização das Nações Unidas), o dia 20 de novembro é o Dia Universal da Criança, como uma homenagem feita à data em que a Declaração dos Direitos da Criança foi aprovada, que aconteceu na mesma data, do ano de 1959.

Dia das Crianças é feriado?

O feriado do dia 12 de outubro não tem nenhuma ligação com o Dia das Crianças. Ele está relacionado com o Dia de Nossa Senhora Aparecida, a padroeira do Brasil, que é comemorado no mesmo dia.

O dia 12 de outubro se tornou um feriado após João Figueiredo, então presidente, sancionar a lei nº 6.802, no dia 30 de junho de 1980.

O Brasil foi um dos primeiros países a comemorar o Dia das Crianças. E a data já consta no calendário brasileiro desde 1924, como um dia dedicado somente à crianças. 

Em outros países

Em Portugal, comemora-se o Dia das Crianças no dia 01 de junho. Nos Estados Unidos, a data é festejada no primeiro domingo de junho. E pode variar de um estado para outro.

Marcelo Leitner é aficionado por calendários desde criança, quando teve contato com um calendário de parede perpétuo. Chegou a ter uma grande coleção de calendários de bolso e de parede que, infelizmente, foi perdida. É calendarista desde 2010, desenvolvendo calendários e conteúdos relacionados (feriados, datas comemorativas, cronogramas etc) para a internet. Fundou o Calendário Online em 2011 e possui diversos minisites para auxiliar pessoas que procuram por calendários na web. Você pode encontrar o Marcelo Leitner no Linkedin.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre

Calendário Online é um site de referência que publica conteúdo sobre feriados, datas comemorativas, notícias e calendários de diversos anos.