Calendário Online » Datas Comemorativas » Dia dos Namorados

Dia dos Namorados

O Dia dos Namorados é uma data comemorativa celebrada em 12 de junho. É um dia importante para o comércio, pois casais costumam se presentear e sair a noite para comemorar a data.

No Brasil, a comemoração do Dia dos Namorados acontece no dia 12 de junho, véspera do dia de Santo Antônio (13 de junho), que é o santo casamenteiro português. Na Europa e nos Estados Unidos, eles comemoram no dia 14 de fevereiro o dia dos namorados. Nesses países, a data também é conhecida como o Dia de São Valentim.

Origem

Segunda uma das versões, São Valentim teria sido um padre de Roma, que foi condenado à morte pelo imperador Claudius, no século 3. Pois, segundo os relatos, o imperador teria banido o casamento. Ele acreditava que os homens casados se tornavam soldados ruins. Para ele, os soldados solteiros e sem nenhuma responsabilidade familiar, trabalhariam melhor no exército.

O padre Valentim, por sua vez, era defensor do casamento, e acreditava que o matrimônio fazia parte dos planos de Deus para o homem. Diante disso, ele passou a celebrar os casamentos em segredo, desobedecendo as ordens do imperador. Quando descobriu, Claudius condenou o padre à morte.

O Dia dos Namorados no Brasil

A data começou a ser festejada no Brasil no comércio paulista, quando João Dória, um publicitário, teve conhecimento do Dia de São Valentim, quando esteve viajando no exterior. Foi então que a data deixou de ser somente comercial e passou a ter um viés romântico. João Dória apresentou a ideia para os comerciantes paulistas. A comemoração, então, teve início no mês de junho de 1949. E teve até campanha, com um slogan que dizia: “não é só com beijos que se prova o amor.”

A data teria sido escolhida premeditadamente. Pois, no mês de junho, as vendas são bem fracas no comércio. E, como Santo Antônio já era bem conhecido por ter fama de casamenteiro, o publicitário viu uma grande oportunidade.

A partir do ano seguinte, mais regiões brasileiras adotaram a comemoração para aquecer as vendas. Hoje em dia, o comércio do país inteiro se beneficia com a data, já que é uma das mais esperadas do ano.

Costumes e Tradições

É o dia em se comemora a união amorosa. E não são apenas os namorados que comemoram a data. Aqueles que já estão casados também, pois são eternos namorados.

Os casais costumam fazer lindas homenagens um para o outro nesse dia. E trocam presentes românticos.

É uma data muito importante para o comércio. Os apaixonados não costumam economizar na hora de agradar a pessoa amada.

Marcelo Leitner é aficionado por calendários desde criança, quando teve contato com um calendário de parede perpétuo. Chegou a ter uma grande coleção de calendários de bolso e de parede que, infelizmente, foi perdida. É calendarista desde 2010, desenvolvendo calendários e conteúdos relacionados (feriados, datas comemorativas, cronogramas etc) para a internet. Fundou o Calendário Online em 2011 e possui diversos minisites para auxiliar pessoas que procuram por calendários na web. Você pode encontrar o Marcelo Leitner no Linkedin.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre

Calendário Online é um site de referência que publica conteúdo sobre feriados, datas comemorativas, notícias e calendários de diversos anos.