Calendário Online » Datas Comemorativas » Feriados » Dia de Nossa Senhora Aparecida

Dia de Nossa Senhora Aparecida

Em 12 de outubro é comemorado o Dia de Nossa Senhora Aparecida, a Padroeira do Brasil. É regularmente um feriado nacional oficializado por decreto.

Dia 12 de outubro é comemorado o Dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil. Essa data foi instituída oficialmente em 30 de junho de 1980, por meio do decreto nº 6.802.

Em 1946, teve início a construção do santuário de Aparecida, em São Paulo, devido à grande importância que a santa tem no país.

Em 1980, quando o Papa João Paulo II visitou o Brasil, ele consagrou o templo como basílica e Santuário Nacional. O local é considerado como o maior santuário do mundo dedicado à Nossa Senhora Aparecida.

Já o Papa Francisco, quando também esteve no Brasil, em 2016, elevou o santuário à catedral da Arquidiocese de Guaratinguetá.

Origem da data

A história de Nossa Senhora Aparecida teve início em 1717 quando, segundo a lenda, alguns pescadores teriam lançado as redes no Rio Paraíba do Sul. Eles tentavam pescar peixes grandes, pois haveria um jantar especial para receber o Conde de Assumar. Após várias tentativas em vão, quando já estavam prestes a desistir, um dos pescadores chamado João Alves, pegou em sua rede o corpo da imagem de Nossa Senhora. Em seguida, ele pegou a cabeça. Enrolou tudo em um manto e, logo após, pegou a rede cheia de peixes.

Passados 17 anos do dia em que a imagem foi encontrada, foi construída a primeira capela. Ela se tornou, em pouco tempo, um local de peregrinação para os viajantes.

A princesa Isabel, no ano de 1868, ofertou uma coroa cravejada de diamantes e um manto azul para a imagem.

No dia 16 de julho de 1930, Nossa Senhora Aparecida foi proclamada a Rainha Padroeira do Brasil pelo Papa Pio. O dia 12 de outubro foi proclamado como feriado nacional 50 anos mais tarde.

Curiosidades

No mesmo dia de Nossa Senhora Aparecida também é comemorado o Dia das Crianças.

Marcelo Leitner é aficionado por calendários desde criança, quando teve contato com um calendário de parede perpétuo. Chegou a ter uma grande coleção de calendários de bolso e de parede que, infelizmente, foi perdida. É calendarista desde 2010, desenvolvendo calendários e conteúdos relacionados (feriados, datas comemorativas, cronogramas etc) para a internet. Fundou o Calendário Online em 2011 e possui diversos minisites para auxiliar pessoas que procuram por calendários na web. Você pode encontrar o Marcelo Leitner no Linkedin.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre

Calendário Online é um site de referência que publica conteúdo sobre feriados, datas comemorativas, notícias e calendários de diversos anos.