Calendário Online » Datas Comemorativas » Feriados » Dia de Finados

Dia de Finados

Celebrado em 2 de novembro, o Dia de Finados esta regularmente presente no decreto que estabelece os feriados oficiais do Brasil.

Dia 2 de novembro é celebrado o Dia de Finados aqui no Brasil. O costume de rezar pelos mortos já vem desde o século II. Ocasião em que alguns cristãos iam até os túmulos dos mártires fazer orações pelos que já haviam falecido.

O objetivo de rezar pelos mortos é pedir pela sua salvação e fazer uma profunda reflexão sobre a vida e as atitudes que temos enquanto estamos vivos.

Origem da Data

A partir do século V, a igreja católica passou a dedicar um dia no ano para que as pessoas rezassem por todos os mortos, desde aqueles que eram lembrados, até aqueles dos quais ninguém se lembrava mais.

Em 998, Odilo de Cluny, abade, pedia que os monges que também rezassem pelos mortos.

Os Papas Silvestre II e João XVII, ambos no ano 1009, e o Papa Leão IX, em 1015, incentivavam a comunidade a dedicarem um dia para os falecidos.

A partir do século XIII, o Dia de Finados passou a ser celebrado no dia 02 de novembro, pois o dia 01, para a igreja católica, é o Dia de Todos os Santos.

No Dia de Finados, os cemitérios recebem uma quantidade enorme de pessoas, que visitam os túmulos de seus parentes e amigos para fazerem orações e levarem flores.

Dia dos Mortos

No México, existe uma tradição para o Dia dos Mortos, que é diferente do que acontece aqui no Brasil.

Lá, os mexicanos realizam festas e fazem até banquetes. É um dia de muita alegria para eles, que comemoram a visitas dos antepassados, ao lado da família reunida.

Essa tradição vem de uma cultura antiga dos indígenas da região. Não é comemorado com o Dia de Finados e não têm ligação.

A festa do Dia dos Mortos no México começa dia 31 de outubro e vai até o dia 2 de novembro.

A Unesco considerou essa festa como patrimônio da humanidade.

Marcelo Leitner é aficionado por calendários desde criança, quando teve contato com um calendário de parede perpétuo. Chegou a ter uma grande coleção de calendários de bolso e de parede que, infelizmente, foi perdida. É calendarista desde 2010, desenvolvendo calendários e conteúdos relacionados (feriados, datas comemorativas, cronogramas etc) para a internet. Fundou o Calendário Online em 2011 e possui diversos minisites para auxiliar pessoas que procuram por calendários na web. Você pode encontrar o Marcelo Leitner no Linkedin.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre

Calendário Online é um site de referência que publica conteúdo sobre feriados, datas comemorativas, notícias e calendários de diversos anos.