Calendário Online » Datas Comemorativas » Feriados » Proclamação da República

Proclamação da República

No dia 15 de novembro comemora-se o Dia da Proclamação da Independência. Por sua importância histórica, é regularmente decretado feriado nacional nessa data.

A Proclamação da República é um feriado nacional, comemorado no dia 15 de novembro, anualmente.

Origem da data

A Proclamação da República aconteceu no Rio de Janeiro, capital do país na ocasião, no dia 15 de novembro de 1889. E foi quando o império recebeu um golpe de estado de Marechal Deodoro da Fonseca (1827-1892). Ele criou uma república provisória e, em seguida, se tornou o  primeiro presidente do país.

Esse evento caracterizava o fim da Monarquia Constitucional Parlamentar no Brasil e o começo da Era Republicana. Dessa forma, o país passava para o regime de governo presidencialista.

Militares brasileiros começaram a exigir um melhor reconhecimento do governo depois da Guerra do Paraguai. Além dos militares, a população, os civis republicanos e os abolicionistas demonstravam total descontentamento com a monarquia e o reinado de D. Pedro II.

A insatisfação era gerada por diversos fatores, como o aumento de taxas e impostos, crise econômica causada pelos gastos com a Guerra do Paraguai, censura e centralização do poder da monarquia, e corrupção na corte.

A igreja também se opôs ao Império, pois o mesmo tinha poder de decidir sobre a organização do clero. Os bispos, padres e membros da Igreja Católica em geral ficaram um tanto insatisfeitos no que se referia às questões da igreja.

No entanto, uma situação que deu ainda mais força para o movimento republicano teria sido a abolição da escravatura, por meio da Lei Áurea, de 13 de maio de 1888. Diante da abolição, o Império passou a sofrer também com a oposição dos grandes proprietários de terras escravocratas. Uma vez que eles não foram indenizados por terem perdido os seus escravos.

Para evitar uma guerra no Brasil, Dom Pedro II, no dia 16 de novembro, aceitou ser expulso do país.

Nos dias atuais

Hoje em dia, a data é comemorada nas escolas com diversas atividades lúdicas. A data tem até um hino, cuja letra é de autoria de Medeiros de Albuquerque e a música é uma composição de Leopoldo Miguez.

Marcelo Leitner é aficionado por calendários desde criança, quando teve contato com um calendário de parede perpétuo. Chegou a ter uma grande coleção de calendários de bolso e de parede que, infelizmente, foi perdida. É calendarista desde 2010, desenvolvendo calendários e conteúdos relacionados (feriados, datas comemorativas, cronogramas etc) para a internet. Fundou o Calendário Online em 2011 e possui diversos minisites para auxiliar pessoas que procuram por calendários na web. Você pode encontrar o Marcelo Leitner no Linkedin.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre

Calendário Online é um site de referência que publica conteúdo sobre feriados, datas comemorativas, notícias e calendários de diversos anos.