Calendário Online » Datas Comemorativas » Dia da Consciência Negra

Dia da Consciência Negra

O Dia da Consciência Negra é celebrado todo dia 20 de novembro. Apesar de não ser um feriado nacional, alguns estados e municípios decretaram a data como feriado estadual e municipal, respectivamente.

Dia 20 de novembro é comemorado, em todo o Brasil, o Dia da Consciência Negra. Essa data se refere ao dia em que Zumbi dos Palmares morreu. Ele era o líder do Quilombo dos Palmares. Lutava para que fosse preservado o modo de vida dos africanos que haviam sido escravizados, mas que conseguiram fugir da escravidão, e para que não acabassem com o seu quilombo.

Quem foi Zumbi dos Palmares?

Zumbi dos Palmares era filho de africanos escravizados. Ele nasceu no Quilombo dos Palmares, e foi educado para se tornar um sacerdote. Tendo retornado para o local onde nasceu. Lá, ele lutou muito para impedir que os colonizadores não destruíssem os quilombos. Pois eles acreditavam que todos aqueles negros libertos representavam um perigo.

Zumbi foi o último líder do Quilombo dos Palmares, que se localizava, no período colonial, na região onde hoje é o estado do Alagoas. Ele foi assassinado aos 40 anos, em 1695, pelo capitão Furtado de Mendonça. Quem encomendou a sua morte foi Domingos Jorge Velho. Ele foi decapitado. E levaram a sua cabeça para Recife, para expô-la em praça pública.

O Dia da Consciência Negra surgiu durante o governo Lula. A Lei nº 10.639, de 09 de janeiro de 2003, estabelecia a inclusão na grade curricular escolar do tema “História e Cultura Afro-Brasileira”. Ainda nesse documento, estabeleceu-se também que as escolas deveriam celebrar a consciência negra no dia 20 de novembro.

“Art. 79-B. O calendário escolar incluirá o dia 20 de novembro como ‘Dia Nacional da Consciência Negra’.”

Porém, a data foi oficializada apenas no governo Dilma Rousseff, por meio da Lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011.

O Dia da Consciência Negra é um feriado?

O Dia da Consciência Negra não é um feriado nacional. É um feriado estadual no Mato Grosso, Rio de Janeiro, Amapá, Amazonas, Rio Grande do Sul e Alagoas. E feriado municipal em mais de mil cidades.

Alguns dos temas importantes que são abordados nesse dia são: igualdade racial, cultura afro-brasileira e racismo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre

Calendário Online é um site de referência que publica conteúdo sobre feriados, datas comemorativas, notícias e calendários de diversos anos.