Calendário Online » Datas Comemorativas » Feriados » Natal

Natal

O Natal é um feriado nacional comemorado no dia 25 de dezembro.

Dia 25 de dezembro é comemorado o Natal. Nesse dia, celebra-se o nascimento de Jesus Cristo. Hoje, o Natal é feriado em praticamente todos os países do mundo. Uma celebração que independe da religião.

Aqui no Brasil, é comum as famílias começarem a celebração do Natal no dia 24 de dezembro. Todos se reúnem para a ceia e troca de presentes.

A origem da data

A celebração do Natal começou no século III d. C. Na ocasião, a igreja tentava converter povos pagãos para o Império Romano. A ideia era que eles começassem a comemorar o nascimento de Jesus Cristo.

Dessa forma, eles escolheram o dia 25 de dezembro, pois queriam conciliar o dia do nascimento de Jesus com o solstício de inverno, em que os romanos comoravam o “nascimento do deus sol”.

Antigamente, as celebrações do Natal chegavam a durar até 12 dias. Tempo que os Três Reis Magos demoraram para encontrar o Menino Jesus. Terminando no dia 06 de janeiro, no dia em que se comemora o Dia de Reis.

Costumes e Tradições

No Natal, as famílias costumam decorar as suas casas com uma árvore toda enfeitada com sinos, luzes, guirlandas e etc. Também é costume montar o presépio.

O dia da montagem da árvore e dos enfeites de natal variam de um país para outro. Aqui no Brasil, é comum as montagens começarem próximo ao dia 30 de novembro, quando se inicia o Advento.

O Dia de Reis é comemorado no dia 6 de janeiro, quando os Três Reis Magos chegaram à Belém. É nesse dia que se desmonta a árvore de natal, o presépio e os demais enfeites natalinos.

Em Portugal, a árvore costuma ser montada no dia 08 de dezembro, que é o Dia de Nossa Senhora da Conceição, a padroeira do país.

O Papai Noel

O Papai Noel também é uma figura muito popular no Natal, e que as crianças adoram. Ele foi inspirado em um bispo chamado Nicolau, que nasceu na Turquia. Nicolau gostava muito de ajudar aos pobres. Por isso, ele costumava deixar saquinhos contendo moedas próximos à chaminé da casa. Muitos milagres foram atribuídos à Nicolau. Por causa disso, a igreja católica o canonizou.

Apesar de o Natal ser um dia originalmente cristão, muitos não-cristãos também o comemoram.

Marcelo Leitner é aficionado por calendários desde criança, quando teve contato com um calendário de parede perpétuo. Chegou a ter uma grande coleção de calendários de bolso e de parede que, infelizmente, foi perdida. É calendarista desde 2010, desenvolvendo calendários e conteúdos relacionados (feriados, datas comemorativas, cronogramas etc) para a internet. Fundou o Calendário Online em 2011 e possui diversos minisites para auxiliar pessoas que procuram por calendários na web. Você pode encontrar o Marcelo Leitner no Linkedin.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre

Calendário Online é um site de referência que publica conteúdo sobre feriados, datas comemorativas, notícias e calendários de diversos anos.