Calendário Online » Datas Comemorativas » Dia do Pan-Americano

Dia do Pan-Americano

O Dia do Pan-Americano é uma data comemorativa celebrada em 14 de abril.

Dia 14 de abril é comemorado o Dia do Pan-Americano, que tem como objetivo celebrar a ideologia de integração dos países do continente americano, para que a região seja fortalecida no cenário mundial.

Origem do Dia do Pan-Americano

O conceito de pan-americanismo já era discutido desde o período do descobrimento e da colonização do país.

Porém, a ideologia só ganhou força no período da independência, quando contou com duas correntes de pensamentos que ajudaram a guiar as iniciativas. São elas: o monroismo e o bolivarianismo.

A primeira vez que o conceito de pan-americanismo foi amplamente exposto foi por Simon Bolivar, um líder revolucionário.

Ele foi o responsável pela criação do pensamento que hoje é conhecido como Bolivarianismo, onde pregava-se a união da América Latina contra Espanha, que era tida como uma das maiores colonizadoras daquela época na região.

Em 1819, Bolivar conseguiu criar a Grâ-Colômbia a partir das suas idéias. Porém, em ocasião da sua morte, em 1830, ela foi desfeita, e acabou se tornando estados separados, que se tornaram a Colômbia, o Equador, a Venezuela, e antes também tinha o Panamá.

Um tempo depois, o surgiu um novo conceito de pan-americanismo nos Estados Unidos.

Na época, o então presidente James Monroe enviou para o Congresso uma correspondência na qual ele afrontava os interesses da Europa no continente americano, e usava a mesma carta para exaltar os Estados Unidos na qualidade de líder regional, consolidando o que é conhecido hoje como monroismo.

O que diferencia o monroismo do bolivarismo é a ideia dos Estados Unidos consolidarem-se como o mais forte da região, não pregando a idéia de uma união.

Ao contrário, age com a vontade que a Europa aumente o seu domínio da região americana.

Quanto ao bolivarismo trabalhava pela união da América Latina com o objetivo de enfrentar a Espanha, ainda mais no que se referia aos ideias de independência da região.

Marcelo Leitner é aficionado por calendários desde criança, quando teve contato com um calendário de parede perpétuo. Chegou a ter uma grande coleção de calendários de bolso e de parede que, infelizmente, foi perdida. É calendarista desde 2010, desenvolvendo calendários e conteúdos relacionados (feriados, datas comemorativas, cronogramas etc) para a internet. Fundou o Calendário Online em 2011 e possui diversos minisites para auxiliar pessoas que procuram por calendários na web. Você pode encontrar o Marcelo Leitner no Linkedin.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre

Calendário Online é um site de referência que publica conteúdo sobre feriados, datas comemorativas, notícias e calendários de diversos anos.