Calendário Online » Datas Comemorativas » Dia dos Professores

Dia dos Professores

O Dia dos Professores é uma data comemorativa celebrada em 15 de outubro.

Dia 15 de outubro comemora-se, no Brasil, o Dia dos Professores. Essa é uma das profissões mais importantes no país.

O Decreto Federal de nº 52.682, de 14 de outubro de 1963, oficializou a data 15 de outubro como um feriado escolar.

Quando se trata da comemoração internacional, o Dia Mundial dos Professores é comemorado no dia 5 de outubro.

Origem do Dia dos Professores

A escolha do dia 15 para comemorar a data no Brasil aconteceu devido à uma Lei Imperial, decretada pelo Imperador do Brasil, Dom Pedro I, em 15 de outubro de 1827. A Lei determinava a criação da “Escola de Primeiras Letras”, que compreendia o Ensino Elementar.

Devido a esse Decreto, todas as cidades precisavam ter escolas de primeiro grau. Ele também estabeleceu o salário dos professores, como esses deveriam ser contratados e quais eram as matérias básicas que deveriam ser ministradas pelos professores.

O “primeiro” Dia dos Professores

Mas só em 1947 é que aconteceu a primeira comemoração dedicada aos professores. Cento e vinte anos depois do decreto acima.

A celebração desta data teve início em São Paulo, quando quatro professores decidiram organizar uma parada, cujo objetivo era comemorar esse dia e decidir quais seriam os rumos para o ano seguinte.

Salomão Becker, professor, sugeriu o dia 15 de outubro para o encontro. Em Piracicaba, cidade natal do professor, os alunos e os professores traziam de casa, nesse dia, doces para realizarem uma pequena confraternização.

A comemoração fez tanto sucesso que, em pouco tempo, se espalhou por toda a cidade. Nos anos que se seguiram, se espalhou também pelo país, até que se tornou, oficialmente, um feriado escolar.

Como ser professor?

Para se tornar um professor no Brasil, é preciso, no mínimo, um curso superior na área do ensino. Pode ser qualquer curso de licenciatura ou um curso de pedagogia. No curso, são aprendidos conceitos didáticos pedagógicos.

Apesar da sua grande importância, nem sempre tem a valorização que merece.

Marcelo Leitner é aficionado por calendários desde criança, quando teve contato com um calendário de parede perpétuo. Chegou a ter uma grande coleção de calendários de bolso e de parede que, infelizmente, foi perdida. É calendarista desde 2010, desenvolvendo calendários e conteúdos relacionados (feriados, datas comemorativas, cronogramas etc) para a internet. Fundou o Calendário Online em 2011 e possui diversos minisites para auxiliar pessoas que procuram por calendários na web. Você pode encontrar o Marcelo Leitner no Linkedin.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre

Calendário Online é um site de referência que publica conteúdo sobre feriados, datas comemorativas, notícias e calendários de diversos anos.